top of page
fcs.jpg

O Mundo do Trabalho 
Através da Fotografia


Linha de extensão do Projeto CineTrabalho

Coordenação: Prof. Marcelo Sampaio







 

fotoMarcelo.jpg

Nossa Proposta

A fotografia de crítica social que fundamenta a linha de extensão do Projeto CineTrabalho é uma forma de fotografia que aborda questões sociais e busca criar conscientização, provocar reflexão e promover por meio das imagens, a formação da consciência crítica das pessoas que trabalham. Essas fotografias geralmente documentam problemas sociais, injustiças, exploração, espoliação, desigualdades, formas de lazer e religiosidade e outras questões relacionadas à sociedade capitalista e ao mundo social do trabalho.

Os fotógrafos que visam abrir um campo de reflexão crítica na sociedade por meio das imagens, frequentemente se envolvem com comunidades marginalizadas, grupos ativistas ou organizações não-governamentais que lidam com questões sociais específicas. Eles utilizam a fotografia como uma ferramenta poderosa para destacar problemas, contar histórias de vida e histórias do trabalho de pessoas afetadas; e incentivar ações coletivas e propiciar a formação da consciência política crítica visando a transformação social.

Algumas áreas comuns em que os fotógrafos comprometidos a dar visibilidade ao mundo do trabalho incluem pobreza, exploração salarial, desigualdade de gênero, discriminação racial, migração, mudanças climáticas, questões ambientais, saúde pública, tecnologia, formas de lazer, consumo e religiosidade e muito mais. Eles buscam capturar a realidade das situações, evocar emoções e transmitir uma mensagem impactante através de suas fotografias visando dar visibilidade àquilo que é invisibilizado pela ideologia do capital.

A fotografia de crítica social desempenha um papel importante na conscientização pública e na defesa de transformações sociais na perspectiva da classe que vive do trabalho. Por meio dessas imagens, o público pode ser informado sobre problemas sociais desconhecidos ou negligenciados e ser inspirado a se envolver em ações políticas coletivas que promovam a justiça social e a igualdade.

Muitos fotógrafos famosos e premiados têm se dedicado à fotografia social ao longo da história, utilizando seu talento e suas habilidades técnicas para fazer a diferença e promover um mundo mais justo e igualitário.

Desde 2023 a linha de extensão do Projeto CineTrabalho intitulada  "Fotografia e Crítica Social" sob a coordenação do Professor e fotógrafo Marcelo Sampaio tem oferecido Curso de Extensão Universitária à Distancia tratando do tema da fotografia de compromisso social. Esta é uma oportunidade única para refletir o mundo do trabalho através da fotografia. 

Cartaz1.jpg

Contato

Projeto CineTrabalho

Coordenador-geral: Prof. Dr. Giovanni Alves (UNESP)

bottom of page